gov.br

Curso de Arquitetura e Urbanismo

Área do conteúdo

Professora da UFC lança livro “Edifícios de Apartamento em Fortaleza: Universidades e singularidades”

Data de publicação: 17 de dezembro de 2021. Categoria: Lançamentos, Livros, Professores

O livro “Edifícios de Apartamento em Fortaleza: Universidades e singularidades”, da professora arquiteta Márcia Cavalcante, é o resultado final da tese de doutorado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie e que, por sua excelência, foi indicada para representar o programa de pós-graduação junto ao Prêmio Anparq 2016.

Segundo a contracapa, é uma história da evolução urbana de Fortaleza a partir das formas arquitetônicas, sendo dividido em quatro períodos – gênese e diversidade (1935-1959); a hegemonia dos sólidos modernos (1960-1971); a incorporação do pilotis (1972-1978); e a consolidação das torres (1979-1986). A perspectiva empírica do trabalho, que compreende um universo de 396 obras, analisando 19 exemplares selecionados nos quatro períodos propostos, consiste um dos aspectos mais instigantes, pois se trata de uma narrativa que parte do objeto, do material, do real e singular e busca conexões e vínculos com o geral, o abstrato, o universal.

Para adquirir o livro, entrar em contato pelo número (85) 3512-4008 (horário comercial).

O lançamento do livro foi no último dia 09, quinta-feira.