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Universidade Federal do Ceará
Curso de Arquitetura e Urbanismo

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Eixos Curriculares

Entende-se como unidade curricular cada área de saber que compõe um curso. Sendo
designado, por cada unidade, um representante para compor sua coordenação. Embora
reconhecendo o termo unidade curricular, o CAU-UFC adotará termo “eixo curricular” no
sentido de sinalizar uma maior organicidade entre as partes, do ponto de vista da
proposta pedagógica de integração das áreas. Além das unidades-eixos já existentes é
identificado, neste projeto pedagógico, um eixo inter-áreas que abriga conteúdos
notadamente transdisciplinares.

Desta forma, o CAU-UFC será composto pelos seguintes eixos:

Percepção e Representação
Tem por objetivo estimular o aluno a desenvolver uma linguagem gráfica adequada,
fornecendo subsidio para as demais áreas e suas respectivas especificidades.
Compreende tanto o estudo da representação geométrica dos espaços e objetos quanto
os meios de sua expressão criativa. Corresponde às disciplinas de geometria, desenho,
programação visual e desenho auxiliado por computador.
Tecnologia
Subsidia as demais áreas, de forma gradual e integrada, diante de conceitos e aplicação
de recursos tecnológicos, visando o equilíbrio entre o projeto e a execução. Neste eixo,
dialogam os diferentes aspectos técnicos, científicos e as tecnologias da produção dos
objetos arquitetônicos e urbanísticos, compreendidas as conceituações físicas da
estabilidade das edificações e do conforto ambiental, a fundamentação tecnológica do
edifício e a gestão do canteiro de obras. Este eixo compreende disciplinas de estrutura,
instalações, e conforto ambiental.

Teoria e História
Aborda os aspectos teóricos, históricos, estéticos e sócio-econômicos da arquitetura e da
cidade. Busca apreender os conceitos que nortearam a concepção arquitetônica e
urbanística nos diversos períodos da história e sua produção, relacionando os
condicionantes culturais, técnicos, ambientais, sociais e econômicos, de modo que o
estudante saiba refletir sobre cada período, contribuindo, assim, para a compreensão do
momento atual. Contempla as disciplinas de história da arte, arquitetura e urbanismo.

Projeto de Arquitetura
Congrega as atividades sintetizadoras de projeto nas diferentes escalas do edifício.
Contribui para a formação de um profissional crítico, capaz de interferir no ambiente
construído por meio de soluções criativas, social, técnica e ambientalmente adequadas ao
contexto no qual estiveram inseridas e que demonstrem domínio de métodos de
projetação, bem como a integração de saberes de outras áreas de conhecimento. Este
eixo é formado pelas disciplinas de projeto arquitetônico.

Projeto Urbanístico
Atua no espaço físico-territorial e transmite ao estudante noções básicas da relação entre
o território e o espaço social, buscando contribuir para a sua formação crítica e criativa no
que se refere à análise e intervenção no ambiente construído. É dividida em disciplinas de
fundamentos sociais e uma seqüência de conteúdos de planejamento urbano e regional e
projeto urbanístico. Envolve desde noções básicas do desenho de pequenas
aglomerações urbanas e rurais até a problemática da degradação do meio natural e do
ambiente construído, assim como os grandes desafios urbanísticos da sociedade
contemporânea.

Inter-áreas
Abriga disciplinas cujo conteúdo abarca pelo menos duas áreas acima definidas. São elas
introdução à arquitetura e ao urbanismo, planejamento da paisagem, arquitetura
paisagística, prática profissional e patrimônio cultural edificado.

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