gov.br

Curso de Arquitetura e Urbanismo

Área do conteúdo

Projeto de Iniciação Científica do CAU é premiado nos Encontros Universitários 2021

Data de publicação: 3 de dezembro de 2021. Categoria: Alunos, Encontros Universitários, Projeto de Iniciação Científica

O trabalho da discente Luisa Fernandes Vieira da Ponte, no âmbito do Projeto de Pesquisa PIBIC “Planejamento Urbano e Informalidade: As Potencialidades da Regularização Fundiária”, orientado pela Professora Clarissa F. Sampaio Freitas, foi recentemente contemplado pelo prêmio UFC, Ciência e Sociedade, em sua primeira edição. O trabalho submetido para a premiação foi o artigo “PONTE, L. F. V.; FREITAS, C. F. S. Participation as a step towards transformative land regularization policies: the case of Fortaleza”, a ser publicado pela revista Critical Planning, da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA).

O artigo discute, por meio dos estudos de caso das comunidades do Beco da Galinha (Papicu) e da Nova Canudos (Grande Bom Jardim), como a participação popular em processos de tomada de decisão, conquistada por meio da pressão dos movimentos populares, qualifica as políticas de regularização fundiária no sentido de uma agenda de justiça socioespacial.